Reconceituação e suas correntes filosóficas um marco para o serviço social
Serviço Social
Fundamentos Históricos e Teóricos -Metodológicos do Serviço Social II
Profª.
Reconceituação e suas correntes filosóficas um marco para o Serviço Social
Nome:
Ra:
O que o Serviço Social quer dizer, após a leitura do texto de Faleiros foi preciso estender um pouco mais a direção sobre a história do serviço social e suas lutas e batalhas para mostrar significado, especificidade, reconhecimento de sua identidade como afirma Vicente de Paula.
A redefinição do serviço social se articula a um processo histórico de crítica e autocrítica construindo na linguagem da profissão com movimentos sociais e lutas para mudar as condições particulares de vida das classes trabalhadoras e das condições gerais de reprodução da força de trabalho e do modo de produção capitalista.
O ponto de partida para falarmos sobre a trajetória do significado de Serviço Social que sofreu interferências de fatores tantos externos como internos tem seu início com o movimento chamado reconceituação.
Ao relatarmos os fatores externos, citamos a década de 1960 com a erosão do serviço social.
O serviço social latino americano entrou em crise derivada de movimentos libertários como o movimento do negro, o movimento da mulher, o movimento ambientalista colocando em xeque a ordem burguesa chamada também de sociedade capitalista.
Esses movimentos questionavam a sociedade capitalista e o papel das instituições sociais e do Estado e com reflexo a forma de atuação do Serviço Social.
Em resposta aos questionamentos feitos ao Serviço social tradicional, um grupo de assistentes sociais organizou o movimento para dar um novo conceito ao Serviço Social Latino americano com o objetivo de construir um Serviço Social que pudesse atender as necessidades da América Latina. Aqui, podemos vincular aas lutas para libertação do domínio imperialista e transformar a estrutura capitalista.
Salientamos esse fato e fazemos ponderação á dificuldade que foi