Atps fundamentos em serviço social
1 INTRODUÇÃO 5 2 MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL 6 3 CORRENTE POSITIVISTA 9 4 CORRENTE FENOMENOLOGICA 10 5 DIALÉTICA 11 6 CONCLUSÃO 12 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 13
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo principal a reflexão e compreensão sobre a importância do Movimento de Reconceituação para a profissão do Assistente Social.
Apresentaremos como se deu esse processo de reconceituação e renovação da profissão, e quais foram os motivos que levaram os profissionais a romper com o hegemonismo e o conservadorismo, e buscar uma modernização e uma revisão teórico metodológica adaptado à realidade brasileira.
Buscando um referencial teórico e no sentido de discutir novas formas de atuação os Assistentes Sociais se reuniram em seminários, estes eventos originaram uma série de documentos que até hoje constituem como importante e rica fonte de pesquisa.
Analisaremos também a influência das correntes filosóficas: Positivismo, Fenomenologia e Dialética no Serviço Social.
Diante dessa nova perspectiva de modernização e teorização, mostraremos o caminho trilhado pelo Serviço Social para chegar até a profissão respeitada e multiprofissional que existe hoje.
2. MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social tem sua gênese vinculada à filantropia atrelada aos interesses da classe burguesa.
A expansão do Serviço Social ocorreu a partir da aceleração da industrialização e da ascensão do capitalismo, quando os profissionais da área eram usados de forma indireta para amenizar os conflitos surgidos pela crescente classe operária.
Por volta da metade do século XX o Serviço Social brasileiro embora já estivesse em um processo de ruptura com a concepção filantrópica, se via agora pautado na metodologia norte-americana e sob a hegemonia da autocracia burguesa.
Diante da necessidade de romper com as formas tradicionais da profissão e de