recomendacoes nutricionais
Mastigue bem os alimentos. É o primeiro passo para o bem estar após a refeição.
Evite a ingestão de líquido com as refeições. Os líquidos diluem as enzimas digestivas tornando a digestão lenta e interferindo na absorção de nutrientes pela alteração do pH do estômago.
Fracione sua alimentação em 5 ou 6 refeições dia: Evite pular refeições e/ou consumir grandes volumes de alimentos em uma única refeição. Isso provoca desequilíbrio hormonal e diminui o gasto energético.
Sempre faça o café da manhã. É esta refeição bem feita com todos os grupos alimentares que proporcionará saúde, bem estar e perda de peso pela regulação do metabolismo.
Utilizar ervas no preparo da comida: sálvia, alecrim, tomilho, manjericão, cúrcuma (açafrão da terra) Usar 1 colher de sobremesa/dia, em sopa, arroz, e outras preparações, evitando todos temperos industrializados: sazon, arisco, caldo de galinha.
Comer 1 prato de salada antes da comida, preferindo saladas verdes variadas (alfaces, rúcula, agrião, vagem, chuchu, abobrinha, cenoura, beterraba ralada). Use temperos como azeite de oliva, vinagre balsâmico, limão, orégano e gergelim torrado para estimular o consumo de salada.
Tempere a salada todos os dias com 1 colher de sobremesa de azeite de oliva e 1 de azeite de linhaça. O óleo de gergelim é ótimo também por conter boa quantidade de cálcio.
Substituir frituras (carnes, batata, mandioca, bolinhos) por pratos cozidos, assados ou grelhados.
Não misture carboidratos, ou seja, se comer arroz + feijão não coma macarrão. Escolha: batata ou polenta ou macarrão ou arroz + feijão. Jamais todos juntos.
Comer 1 a 2 frutas no meio da manhã e da tarde, ou 1 fruta + 1 barra de cereais, ou 1 fruta +2 castanha do Brasil . Sempre que possível aproveite para colocar 1 colher de sopa de fibras com as frutas (aveia, granola, linhaça moída, quinoa)
Jantar (3 horas antes de deitar) e comer igual ao almoço ou sopa de legumes com carne. Caso não seja possível, melhorar