Recombinação gênica
A mutação e a recombinação agem em conjunto; a mutação modifica o DNA, e a recombinação realiza uma mistura entre as partes modificadas de dois organismos. Vamos tentar entender através de um exemplo hipotético. Você já viu que os genes se dispõe ao longo do DNA. Viu também que existem cromossomos homólogos, que contém os mesmos loci gênicos. Ou seja, em cada cromossomo homólogo encontramos a mesma disposição em seus alelos.
Para simplificar, costuma-se representar os genes com letras. Assim, cada gene diferente recebe uma letra (mas não se esqueça, isso é só uma representação). Como o gene pode se expressar em alelos, utilizamos letras maiúsculas para um alelo e letras minúsculas para o outro.
Imagine que os genes A, B, C, D, E e F façam parte de determinada cadeia dentro de um cromossomo. Repare que nos dois braços eles são idênticos, ilustrando que ainda não houve mutação.
Em um indivíduo, uma outra mutação aconteceu, fazendo com que o gene C de um dos braços se modificasse. Agora dizemos que este gene pode se encontrar de duas maneiras: como o alelo C ou como o alelo c.