Reciclagem
1 - Consideração Geral
Os plásticos são materiais obtidos a partir das resinas sintéticas (polímeros), derivadas do petróleo. A palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem. O plástico, como material flexível, facilmente se adapta a ser moldado.
Hoje, o plástico faz parte integrante de nossa vida, estando presente em um número incomensurável de objetos e coisas por nós utilizados: embalagens, saquinhos de lixo, objetos de uso pessoal, garrafas de refrigerantes e uma infinidade de objetos.
Apesar do primeiro plástico, a celulose, ter surgido em 1864, o PVC ou Policloreto de Venilha em 1913, foi durante a II Guerra Mundial, há pouco mais de cinqüenta anos, que sua utilização industrial se desenvolveu.
Como sabemos, o petróleo é extraído do subsolo e levado para as refinarias, onde os diferentes derivados são separados. Um destes derivados é a nafta que é fornecida para as indústrias petroquímicas, dando origem aos gases eteno e propeno e a outros monômeros, que por sua vez são transformados, através de processamento químico especial, nas resinas plásticas ou polímeros.
O plástico tem tido sua utilização cada vez mais desenvolvida em todos os setores industriais e por sua versatilidade e propriedades físico-químicas, tem substituído, com vantagens, a madeira, os metais e as ligas metálicas, o vidro e o papel, as fibras vegetais e animais, pois muitos deles já estão escassos na natureza ou têm um custo de produção bem mais elevado.
2 – Os principais tipos de plásticos
De acordo com suas características, os plásticos se dividem em dois grupos: os termorrígidos ou termofixos e os termoplásticos.
2.1- Plásticos Termofixos
Os plásticos termofixos são aqueles que não se fundem e uma vez moldados e endurecidos, não oferecem condições para reciclagem. São apresentados como mistura de pós e são moldados submetendo-se a temperatura e pressão.