reciclagem
A reciclagem pode gerar uma série de importantes benefícios sociais. Em primeiro lugar, trata-se de um comportamento que aumenta a consciência ecológica na comunidade despertando os cidadãos para mudanças de atitudes em prol do meio ambiente. A reciclagem pode começar por simples ações tais como a de entrar em um programa voluntário de coleta de lixo. Normalmente quem começa a reciclar um dado material logo irá adotar a reciclagem de outros materiais. Um importante benefício da reciclagem é a possibilidade de inclusão social das classes menos favorecidas já que ela pode empregar de imediato um exército de mão de obra não qualificada. As entidades assistenciais podem e devem exercer um papel importante na implantação da reciclagem ambiental em diferentes comunidades. Assim, as igrejas, as associações de bairro e as escolas são vetores muito importantes na implantação de qualquer programa de reciclagem ambiental.
A reciclagem também gera benefícios diretos na economia local já que ela, além de gerar empregos, ainda corrobora para a injeção de recursos na economia local. Isso tudo aliado ao fato de que a maioria das empresas que atuam no ramo da reciclagem não necessita de grandes investimentos. A reciclagem pode contribuir para a diminuição da poluição da água, para o aumento dos índices de economia de energia elétrica e ainda estimula uma série de outros negócios já que as empresas recicladoras precisam de uma série de fornecedores específicos para atuarem.
Inúmeros benefícios políticos podem ser obtidos por uma administração que apóia a reciclagem. Por se tratar de uma atividade que não exige altos investimentos e mão de obra qualificada, ela normalmente apresenta um tempo médio de retorno de lucros em pouco tempo. Assim, os administradores poderão ter um reconhecimento público de sua gestão através do apoio a diferentes atividades de reciclagem. Como a reciclagem contribui para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de