Reciclagem
Autores
Danielle Elias Gonçalves ¹
Monaliza Taveira de Souza ¹
Fábio Luna dos Santos ²
1 Alunos da E E F M Teodorico Teles de Quental
2 Professor da E E F M Teodorico Teles de Quental
INTRODUÇÃO
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. No processo de reciclagem, entre os materiais mais reciclados esta o papel. No Brasil cerca de 50% do papel consumido é reciclado, variando de acordo com o tipo: papéis ondulados reaproveitamento de 79.5% em 2007 e papéis de escritório reaproveitamento de 38.1%, representando 817 mil toneladas de papel. Reciclando o papel podemos diminuir o volume de lixo ocasionado pelo desperdício e ainda poupar árvores. Na escola uma grande quantidade de papel é recolhida dos cestos de lixo, nos diversos ambientes, e o destino deste material é o lixão. Sabe-se, entretanto, que o papel usado é um material com grande poder de reaproveitamento e utilidade. Diante deste contexto, temos a finalidade de reduzir o consumo e reaproveitar o papel desperdiçado na escola em benefício da comunidade escolar.
METODOLOGIA
A revisão de literatura foi passo inicial do projeto. Realizamos o levantamento do consumo e desperdício de papel por setor. A divulgação do projeto ocorreu pela internet, através do blog do projeto, em palestras e exposição de trabalhos, buscando a participação e contribuição da escola. Delimitamos por equipes o processo de coleta e reciclagem no laboratório. Posteriormente o papel é utilizado na produção de material decorativo, podendo gerando renda e reduzindo a sua utilização.
RESULTADOS
A escola consumiu em três bimestres 398.164Kg de papel e desperdiçou 51.832Kg, equivalente a 13.02% do papel comprado. Os setores de maior consumo foram: salas de aula 186.124Kg, Secretaria 117.8Kg e Coordenação 61.256Kg. Nessas salas foram