Tecnologias de medição de pressão
Antes de começarmos a falar sobre medição de pressão, precisamos aprender o que é pressão.
Pressão ou tensão mecânica é a força normal exercida por unidade de área.
Fórmula:
Onde p é a pressão, F é a força, e A é a área onde está sendo aplicada a pressão.
Existem vários tipos de pressões, essas três são as mais importantes: • Relativa • Atmosférica • Absoluta
A pressão relativa define-se como a diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica (Relativa=Absoluta-Atmosférica). Os aparelhos destinados a medir a pressão relativa são o manômetro e também o piezômetro, entre outros.
A pressão atmosférica mede-se com um barômetro, inventado por Torricelli.
A pressão é medida em unidades, como bar, mmhg, kgf/cm², entre outras.
A tabela apresenta os valores para as transformações das unidades; exemplo:1atm=1,013×105pa[pic] Técnicas de Medição de pressão
A medição de uma variável de processo é feita, sempre, baseada em princípios físicos ou químicos e nas modificações que sofrem as matérias quando sujeitas às alterações impostas por essa variável. A medição da variável pressão pode ser realizada baseada em vários princípios, cuja escolha está sempre associada às condições da aplicação.
Composição dos Medidores de Pressão:
Os medidores de pressão de um modo geral podem ser divididos em três partes, sendo fabricado pela associação destas partes ou mesmo incorporado a conversores e ai recebendo o nome de transmissores de pressão.
As três partes são: • Elemento de recepção:
Aquele que recebe a pressão a ser medida e a transforma em deslocamento ou força (ex: bourdon, fole, diafragma). • Elemento de transferência:
Aquele que amplia o deslocamento ou a força do elemento de recepção ou que transforma o mesmo em um sinal único de transmissão do tipo elétrica ou pneumática, que é enviada ao elemento de indicação (ex: links mecânicos, relé piloto, amplificadores operacionais).