Sustentabilidade em contabilidade
- História –
Clãs- Tribos- Grupos tribais – Povos Nações
Maior necessidade de normas de conduta, comportamento, leis
Poder desde a época tribal, civilizações primitivas, civilizações antigas
Dois tipos de poder : Chefe da Guerra e Chefe Espiritual
Egito ( exemplo de AmenotepIV ), Maias, Astecas, Gregos, Romanos tinha duas vertentes: poder espiritual dos sacerdotes ( guardiões dos costumes -> ética ) e o poder dos governantes ( guardiões dos costumes -> moral ).
Normas de conduta para governar o povo ( função do estado ) – surgem as leis, as primeiras leis eram teocráticas – lei Mosaica , pois o líder espiritual era também o líder do estado.
Na Grecia, posteriormente em Roma, há divisão entre os poderes sacerdotais e profanos . Surgem os termos Etica ( Ethos – relativo a costumes ) e Moral ( Moralis – relativo a costumes ).
Ideal político de Sócrates/Platão ( A república )
Senado romano – leis que influenciam o direito até o presente – direito romano
Idade Média – novamente uma dualidade de poderes – sacerdotal ( Igreja Romana ) e o poder da realeza ( Reis e monarcas ) : ética, moral e leis se confundem em meio a abusos cada vez mais marcantes dos detentores do poder ( impostos pesados e contribuições religiosas – indulgências )
Renascimento- com a redescoberta da cultura grega, tem início uma grande discussão na Europa acerca dos valores sociais, principalmente quanto aos tipos de dominação . Questionamento dos poderes vigentes . A partir de então, diversas conseqüências : questionamento do poder clerical da Igreja Romana dando origem à reforma protestante e posteriormente o questionamento do poder da realeza tendo como conseqüência a revolução francesa. Ética ficará sob