Plano de aula
Andréa Cardoso da Silva
Josiane Adelina Resende de Paulo
Curso: Pedagogia
Relações entre o texto e as disciplinas cursadas.
A relação professor-aluno é muito importante, a ponto de estabelecer posicionamentos pessoais em relação à metodologia, à avaliação e aos conteúdos. Se a relação entre ambos for positiva, a probabilidade de um maior aprendizado aumenta. A força da relação professor-aluno é significativa e acaba produzindo resultados variados nos indivíduos. O papel atual no desenvolvimento dos alunos e na postura do educador. Fazendo um paralelo com o mundo atual, percebemos que o avanço do conhecimento, as inovações tecnológicas e a expansão da informação estão transformando o mundo e exigindo novas respostas da escola e nova configuração no desempenho do educador, que não deve ficar "preso" às quatro paredes da sala de aula. A dinâmica do trabalho exige que se estimulem os alunos a querer um ensino mais baseado em projetos que encaminhem o processo educativo à interdisciplinaridade e à multidisciplinaridade.
A partir daí, será de fácil percepção o crescimento e aprimoramento dos alunos, em que a cada nova ideia, esta passa a ter um valor inestimável.
Análise do texto
O Menino e a caixa
O texto apresenta a ideia de que o educador não pode aplicar sempre as mesmas e antigas metodologias de ensino, ele deve sempre se reciclar para inovar os métodos na sala de aula. De acordo com o texto, a caixa representa o cérebro ou a mente, onde todas a informações que são “captadas” no mundo como um todo ou até mesmo na sala de aula são armazenadas, sem o cuidado de distinguir o que é válido ou não. Os objetos significam as informações e o entregador de objetos o educador. Fazendo uma analogia, há o excesso de informação onde a maioria delas não são lapidadas, de tal forma que haja o “transbordamento” desse conhecimento adquirido, onde na maioria das vezes este não foi aproveitado como deveria.