Reciclagem de residuos da contrução civil
Da
Construção Civil
Ultimamente a intensa transformação urbana leva a muitas demolições e reformas de casas e edifícios gerando uma enorme quantidade de entulho de construção civil.
Muitos destes materiais são depositados em aterros sanitários, mas muitos são dispostos irregularmente causando problemas nas ruas e terrenos baldios onde estes materiais são indevidamente colocados.
A geração crescente dos resíduos sólidos resultantes de construções, demolições e reformas na construção civil, vem exigindo soluções diversificadas de forma a diminuir o excedente de materiais inertes encaminhados para os aterros sanitários e a potencializar o uso de resíduos como matérias-primas secundárias, visando equacionar os problemas de escassez dos recursos naturais não-renováveis contribuindo para as condições ambientais dos espaços urbanos.
Além da degradação ambiental, o descarte clandestino e o desperdício desses restos de materiais vêm ocasionando a perda da qualidade ambiental dos espaços urbanos e gerando altos custos às administrações públicas. Neste contexto, a reciclagem surge como uma pratica importante para combater o problema entulho.
Existem atualmente fortes grupos nas universidades brasileiras, muito ativo no estudo dos resíduos de construção, estimulando ações para a implantação de programas de gestão da qualidade que procuram diminuir a geração de rejeitos, ou mesmo reaproveitá-los no próprio canteiro.
Este trabalho tem como objetivo, estabelecer propostas que solucionem os problemas dos resíduos gerados pelas indústrias da construção e demolição, além de incentivar práticas de reciclagem produzindo agregados que poderão ser utilizados em concretos para equipamentos urbanos.
Considerando o potencial existente em termos de reciclagem, bem como o provável