Receptores pablo josé
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO – FAB
THAMIRES METZKER
VANESSA KELLEN
RECEPTORES FARMACOLÓGICOS
RIO BRANCO – AC
2014
THAMIRES METZKER
VANESSA KELLEN
RECEPTORES FARMACOLÓGICOS
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial referente à avaliação de
B1, da disciplina Farmacologia do curso de Psicologia da
Uninorte sob orientação do professora Pablo José.
RIO BRANCO – AC
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo, explicar sobre os receptores farmacológicos, sua estrutura, suas localizações, funções, os efeitos que as drogas em nosso organismo em que em grande parte, as relações quantitativas entre a dose ou concentração dos fármacos, medeiam às ações agonistas e antagonistas farmacológicos. Abordar quais são as quatro superfamílias, como são os receptores ligados a canais, ligados a quinase, os receptores intracelulares, mecanismos transdutores.
Os fármacos interagem como macromoléculas (receptores normalmente proteínas) da célula que regulam funções básicas como a atividade enzimática, permeabilidade, processo de transporte, características estruturais, função de molde, etc.
Os receptores localizam-se na superfície ou no interior da célula efetora (que realiza funções específicas), e a de agonistas específicos a esses receptores desencadeia a resposta característica. Eles determinam, em grande parte, as relações quantitativas entre a dose ou concentração dos fármacos e seus efeitos farmacológicos, são responsáveis pela seletividade da ação dos fármacos, medeiam às ações agonistas e antagonistas farmacológicos.
Agonista: molécula que ativa um receptor, produzindo um efeito semelhante ao da molécula de sinalização fisiológica.
Agonista