Recensão artigo tonucci
1785 palavras
8 páginas
Mestrado Integrado de Psicologia2º Ano
Psicologia do Desenvolvimento I
Trabalho Semestral Época de Recurso
Contributo para a definição de um modelo educativo: da escola transmissiva à escola construtiva.
Docente: Professora Teresa Almeida Rocha
Discente: Francisco Monteiro 2T8 N.º 20870
Índice
Introdução 1 Desenvolvimento 2 Conclusão 5 Referências Bibliográficas 6
Introdução
Esta recensão incide sobre o artigo, “Contributo para a definição de um modelo educativo: da escola transmissiva à escola construtiva”, de Francesco Tonucci (1986). Também conhecido pelo pseudônimo de "Frato", é um pensador, psicólogo e artista italiano. É autor de vários livros sobre o papel das crianças no ecossistema urbano e artigos em revistas italianas e estrangeiras.
Realizou estudos de pedagogia na Universidade Católica do Sagrado Coração em Milão. Com 28 anos recebeu uma distinção nesse campo e começou a satirizar a realidade da escola com o nome de "Frato", um nome que vem da fusão das primeiras sílabas do seu nome.
Numa exposição clara e fundamentada, Tonucci, a partir da sua experiência multivariada em contexto escolar, procura reunir um conjunto de situações vividas que apresentem semelhanças, tanto ao nível da regularidade com que acontecem assim como ao nível da harmonia das mesmas. Serão abordados dois tipos de escolas, uma escola transmissiva que teoricamente teria terminado, apesar de na prática ainda se verificarem situações, cujas caraterísticas associam-se a esse tipo de escola, e a escola construtiva, que será uma nova escola, com uma abordagem diferente da primeira.
Se na escola transmissiva a criança antes de iniciar o percurso escolar, vai vazia de conhecimento, já na escola construtiva, a criança sabe e vai para a escola refletir sobre os conhecimentos que já possui, enriquecê-los, organizá-los e desenvolvê-los.
O Autor vai procurar encontrar um modelo alternativo, que a partir das experiências já existentes, possa avançar para