Classes gramaticais
O Pará (topônimo de origem tupi e significa mar) é uma das vinte e sete unidades federativas do Brasil, sendo o segundo maior estado do país, com extensão de 1.247.689,515 km², e dividido em 144 municípios (com a criação de Mojuí dos Campos). Situado ao leste da região norte, faz fronteira com Suriname e o Amapá ao norte, o oceano Atlântico a nordeste, o Maranhão a leste, Tocantins a sudeste,Mato Grosso a sul, o Amazonas a oeste e Roraima e a Guiana a noroeste.
É o mais rico e mais populoso estado da região norte, contando com uma população de 7.321.493 habitantes. Sua capital é o município de Belém, que reúne em sua região metropolitana cerca de 2,1 milhões habitantes, sendo a segunda maior população metropolitana da região Norte. O relevo é baixo e plano; 58% do território se encontra abaixo dos 200 metros. As altitudes superiores a 500 metros estão nas seguintes serras: Serra dos Carajás, Serra do Cachimbo e Serra do Acari.
O governador eleito do Pará, Simão Jatene.
AMAZÔNIA
O Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a maior delas em território, com uma área de 1.570.745,680 km², É maior que a área daRegião Nordeste brasileira, com seus nove estados; e equivale a 2,25 vezes a área do estado norte-americano do Texas (696.200,0 km²).Pertencente à Região Norte do Brasil, é o segundo estado mais populoso desta macrorregião, com seus 3,6 milhões de habitantes em 2012, sendo superado apenas pelo Pará. No entanto, apenas dois de seus municípios possuem população acima de 100 mil habitantes: Manaus, a capital e sua maior cidade com 1,8 milhão de habitantes em 2012 (e efetivamente, a sétima maior do país), que concentra cerca de 60% da população do estado, e Parintins.
Com quase 104 mil habitantes. O estado possui uma economia baseada na indústria e no extrativismo. Destaca-se as indústrias de eletroeletrônicos, petróleo e gás natural e automobilístico; os setores de serviços e financeiro; e a mineração e pesca, que formam a base de uma