RECEITAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE GERENCIAL
CAROLINE MENESES
DAISY
ELAINE DURANS
FERNANDA BRAGA
GREICY
CPC-00- ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Professora : MARIA ALBANISA CORREIA MARINHO
Manaus - Am
2013
ATIVO
De acordo com o CPC 00, denomina-se como Ativo o recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que futuros benefícios econômicos resultem para a empresa. Entende-se, portanto, que precisa estar incluído no interior do ativo, um direito específico a benefícios futuros e assim percebemos a importância fundamental da ideia de benefícios futuros na conceituação do termo ativos. E estes benefícios contribuem economicamente com o Fluxo de Caixa, pois a partir do entendimento de que os bens de uma entidade possuem a capacidade de prestação de serviços e que estes venham a superar as expectativas do cliente, logo inicia a geração de benefícios econômicos, pois o cliente satisfeito paga pelo serviço.
Mas além da capacidade de serem usados na produção de mercadoria ou prestação de serviços, esses benefícios podem derivar também de uma troca entre ativos, por exemplo, ou usado para liquidar um passivo. A decisão de negócios dependerá unicamente da situação em que a empresa se encontra.
Conforme o item 56 do CPC 00, bens que possuem substancia física, não são essenciais a existência de um ativo. Portanto entende-se que, estes só são adquiridos se a empresa possuir recursos financeiros para tal, diferentemente dos intangíveis que por outro lado, são únicos e de propriedade para uma única organização, porém os direitos autorais só serão ativos se deles forem esperados benefícios econômicos futuros para esta entidade e forem controlados por ela. Ouros ativos como, por exemplo, um veículo que é tomado ou dado em condições estabelecidas por contrato, firmado entre as partes, por tempo determinado,