Receita Da Massa De Papel Mach
Bom pessoal, a receita que eu criei para fazer papel machê é essa.
Depois de algumas tentativas e erros, criei a minha, com a ajuda de minha mãe.
Tem muitos que colocam outros “ingredientes” para fazer a massa.
Uma das que tentei e não recomendo a ninguém é a massa que usa farinha de trigo como cola ou como complemento “para dar mais liga”, tem vários problemas a farinha embolora, a tinta não adere bem, (teve peças minhas que ficaram grudentas, depois de algum tempo já prontas) e o pior de tudo as baratas adoraram comer a massa, é isso mesmo jantar de baratas nham, nham, nham, então recomendo nem façam esse teste.
Já usei passar gesso e massa acrílica por cima da peça pronta para ficar mais lisa, mas é bobeira aumenta o custo da peça dá mais trabalho, fica frágil se ela cair quebra, somente o papel machê fica muito resistente, dependendo da queda só amassa a peça, ou seja não é necessário colocar gesso nem ao fazer a massa.
Com o gesso ou a massa acrílica diretamente na massa não fiz nenhum teste, mas sinceramente essa arte é para ser barata, com a maior parte do material reciclado, retirando o lixo das ruas e não cheia de frescura, desculpe a sinceridade.
O meu papel é todo reciclado mesmo, que na minha opinião é o maior objetivo dessa arte milenar, transformar o lixo em arte, não concordo em comprar papel higiênico ou outro tipo de papel para essa arte, papel novo serve para outros fins, gosto de trabalhar com o que muitos consideram lixo, mas eu considero ouro.
Para fazer esse tanto de massa, que cabe em um pote de sorvete é necessário o que segue abaixo.
Os papéis que eu mais gosto são as caixas de ovos e bandejas das frutas, também pode ser usado o jornal, revistas, até papelão, tudo que for papel, mais eu prefiro os dois primeiros, pois, são mais “macias”, e ainda são tingidas, as massas saem todas coloridas, ficam lindas.
Deixe eles de molho, coloque as caixas ou bandejas inteiras umas 5 ou 6