Rebranding
Neste trabalho vou falar de Rebranding, irei falar das características e dos motivos que podem levar uma empresa ou marca ao processo de Rebranding. Dos passos gerais que normalmente se realizam num processo de Rebranding. E por fim a relação que este tem com a Publicidade e como esta é uma relação importante na Publicidade, para tal mostro vários exemplos de marcas e como as suas campanhas de relançamento da empresa ou marca foram fundamentais para a sua evolução.
Rebranding (brand = marca, branding = gestão de marca) é um processo muito conhecido no mundo da comunicação, este também se dá pelo nome de Rebrand.
Este é um processo que consiste na renovação de um nome, logótipo e identidade
(visual ou sono) de uma determinada marca ou produto para um determinado serviço ou empresa. Este surge como uma reformulação da marca ou empresa. Existem variados motivos que levam uma marca ou empresa a entrar num processo de Rebranding. Muitas vezes quando uma empresa começa a demonstrar uma conotação negativa devido a escândalos, processos judiciais, entre outros, entrar em processo de Rebranding pode se tornar positivo, pois é visto como uma forma de afastar a conotação negativa da marca ou empresa. Quando ocorre uma fusão entre marcas ou empresas, ou até mesmo quando a direção muda, é necessário passar por um processo de Rebranding, de forma a vincar a nova identidade que surgiu. Ou até quando a empresa ou marca já são de certa forma velhas, antigas e já não possuem nada de novo para os seus clientes, quando já não surpreendem os seus clientes.
Existem variadíssimos motivos para o Rebranding, no entanto a decisão não é fácil, pois o Rebranding pode trazer riscos negativos, por isso este tem de ser um processo REBRANDING: A IMPORTÂNCIA DA PUBLICIDADE NA TRANSFORMAÇÃO DA IMAGEM DE
MARCA 3 bem pensado de forma a não prejudicar a marca, tanto a nível de vendas como de imagem. Para que este não acarte com riscos negativos deve-se efetuar