REBELIOES E REVOLTAS NA AMERICA
NA AMERICA
DUPLA: PEDRO ADEMIR(41) E
LUCAS ALEXSANDER(30)
TURMA: O1
PROFª: CRISTIANE ANGELICA
INTRODUÇÃO
A exploração das riquezas brasileiras por
Portugal revoltou as elites coloniais, que manifestaram a sua indignação através de diversas rebeliões contra a metrópole.
Algumas revoltas tinham como objetivo apenas modificar os aspectos da dominação portuguesa (Guerra dos Emboabas, Revolta de Vila Rica,
Revolta de Beckman e a Guerra dos
Mascates); outras tinham o objetivo separar o Brasil de Portugal e estabelecer a Independência do Brasil (Conjuração
Mineira e a Conjuração Baiana).
CONJURAÇÃO BAIANA
A Conjuração Baiana foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no ocaso do século XVIII, na então Capitania da Bahia, no Estado do Brasil. Os revoltosos pregavam a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário, além da instalação de uma república na Bahia e da liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados.
A REVOLTA
Em 12 de Agosto de 1798, o movimento precipitou-se quando alguns de seus membros, distribuindo os panfletos na porta das igrejas e colando-os nas esquinas da cidade, alertaram as autoridades que, de pronto, reagiram, detendo-os. Tal como na Conjuração Mineira, interrogados, acabaram delatando os demais envolvidos.
Um desses panfletos declarava:
"Animai-vos Povo baiense que está para chegar o tempo feliz da nossa Liberdade: o tempo em que todos seremos irmãos: o tempo em que todos seremos iguais."
DESFECHO
O movimento envolveu indivíduos de setores urbanos e marginalizados na produção da riqueza colonial, que se revoltaram contra o sistema que lhes impedia perspectivas de ascensão social. O seu descontentamento voltava-se contra a elevada carga de impostos cobrada pela Coroa portuguesa e contra o sistema escravista colonial, o que tornava as suas reivindicações particularmente perturbadoras para as elites.
A revolta resultou em um dos projetos mais radicais do período colonial,