Reações de chumbo e estanho metalicos
Docente: Fenelon Martinho Lima Pontes
Integrantes do grupo:
Júlio Gabriel Sanches
Julia Serrano
Patrick Pascolati
Bauru, 14 de Março de 2014.
Objetivo:
Evidenciar características de reações, envolvendo Estanho e Chumbo, com diferentes ácidos, formando produtos diferentes, dependendo da concentração e temperatura.
Introdução:
Os compostos formados pelos elementos dos grupos representativos são geralmente brancos. A cor está associada com a promoção de elétrons de um nível enérgico para outro, ou seja, a absorção ou emissão da diferença de energia entre os dois níveis. O estanho e o chumbo são bem conhecidos e foram usados como metais desde antes dos tempos bíblicos [J. D. Lee, 1999].
Esses elementos diferem dos demais no grupo IV em vários aspectos. Em primeiro lugar o estanho e o chumbo são metais, e seu estado de oxidação é +2. Enquanto os outros óxidos do grupo IV são ácidos, os monóxidos de estanho (SnO) e de chumbo (PbO) são anfóteros, como também o dióxido de estanho (SnO2). O dióxido de chumbo (PbO2), no entanto, é um oxidante poderoso, e suas propriedades ácido-base não são bem conhecidas. Em contraste com a extensa série de hidretos formados pelo carbono, silício e germânio, no caso do estanho e do chumbo, só se conhece o tetrahidreto de estanho (SnH4) e o tetrahidreto de chumbo (PbH4). Enquanto os tetrahaletos de carbono, silício e germânio são estáveis, os de estanho são menos estáveis; já os de chumbo, PbF4 e o PbCl4, são bastante instáveis e dissociam-se por aquecimento [Mahan, 1995].
Estanho
O estanho é um mineral relativamente raro e a maior parte das reservas é de baixo teor, o que dificulta ou inviabiliza sua exploração econômica. Contudo, a extração do metal, quando em teores mais elevados, é bastante simples [Fonseca, 1977].
As soluções aquosas deste elemento no estado de oxidação +2 são obtidas pela dissolução do metal em ácido. Em conformidade com