Reação de Precipitação
RELATÓRIO
Disciplina: Química Experimental
Experiência: Reação de Precipitação
TITULO: Reação de Precipitação
OBJETIVO: Preparar soluções e observando a formação ou não de precipitado.
RESUMO:
As reações que resultam na formação de um composto pouco solúvel (geralmente denominado insolúvel) são chamadas de reações de precipitação, nesse caso o produto o produto pode ser separado por filtração. As reações de precipitação ocorrem quando certos pares de íons de cargas opostas se atraem e formam um sólido iônico insolúvel como na reação entre o cromato de potássio e o cloreto de bário que forma um produto insolúvel (cromato de bário). Isso pode ocorrer quando a substância for insolúvel, o precipitado é formado na solução devido a reação química ou quando a solução for supersaturada.
INTRODUÇÃO:
A precipitação é a formação de um sólido durante uma reação química, que ocorre na solução quando o meio foi super saturada (atingindo a solubilidade máxima de uma determinada substância, então o excesso da mesma precipita) ou simplesmente pela formação de um novo componente na solução que não seja solúvel no meio aquoso no qual se encontra.
Para prever se ocorrerá ou não uma precipitação, é importante conhecer a solubilidade das substâncias que serão utilizadas no processo. Algumas generalizações podem ajudar a distinguir se tais substâncias são solúveis ou insolúveis, como exemplo, observar os íons presentes nos reagentes; considerar as possíveis combinações de cátions e ânions e verificar com o auxillio de uma tabela se alguma dessas combinações é insolúvel.
Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto insolúvel são denominados de Titulações de Precipitação. Para uma reação de precipitação é necessário que ela ocorra em um tempo curto, e que o composto formado seja insolúvel, e ainda que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final do procedimento.
MATERIAL