reaçoes oxido reduçao
Utilizando a limalha de ferro com agente redutor, na substância FeCl3 foi observado que não houve a reação, pois não houve necessidade de troca por serem o mesmo elemento. Com o hidróxido de sódio ocorre reação, pois ele é mais reativo que o ferro. Com o zinco e com o Fe+3 como agentes redutores houve reação. Repetiu-se o processo com o ZnSO4 e observou-se que na presença de cobre com agente redutor aparentemente não houve reação, pois o cobre é menos reativo que o zinco. Utilizando o zinco coma agente redutor, não houve reação pois se trata do mesmo elemento. Utilizando o magnésio como agente redutor, foi observada a reação, pois o magnésio é mais reativo que o zinco. Utilizando o ferro como agente redutor aparentemente não ocorreu reação, pois o ferro é menos reativo que o zinco.
No processo envolvendo H2SO4, ao utilizar o cobre como agente redutor, não houve reação, pois o hidrogênio é mais reativo que o cobre. Usando magnésio como agente redutor houve reação já que o magnésio é mais reativo que o hidrogênio. Usando o zinco como agente redutor houve reação já que o zinco é mais reativo que o hidrogênio. Usando o ferro houve reação já que o ferro é mais reativo que o hidrogênio.
Na segunda etapa, da mistura de FeCl3 com NaBr ocorreu reação e o Cl foi substituído pelo Br, por causa de sua reatividade fazendo o Fe+3 reduzir paraFe+2 e o bromo sendo oxidado.
Na reação envolvendo FeCl3 e NaCl ocorreu reação, na mistura de FeCl3 e NaI devido à pequena quantidade de iodo a reação ocorreu rapidamente e não ficou permanente.
Na mistura envolvendo água clorada e NaBr houve uma reação de troca entre o Cl e o Br. Na mistura envolvendo água clorada e NaCl a reação não foi observada pois se trata do mesmo elemento (Cl). Na mistura de água clorada e NaI ouve reação de troca entre I e o Cl.
Conclusão:
Através das reações de óxido- redução analisamos que podemos formar novos compostos conforme a série de reatividade, podendo essa troca ser entre