Reaçoes de polimerizaçao
Adição: É formado pela adição de moléculas de um só monômero. Nessa polimerização, todos os átomos do monômero são incorporados na cadeia do polímero. O ponto de partida para as reações de adição é a quebra da ligação dupla carbono-carbono (C = C) presente nos compostos orgânicos, como, por exemplo, no etileno.
a) Polímeros vinílicos
- Quando o monômero inicial tem o esqueleto C=C, que lembra o radical vinila.
Polietileno: É obtido a partir do etileno (eteno). Possui alta resistência à umidade e ao ataque químico, mas tem baixa resistência mecânica.
Polipropileno : É obtido a partir do propileno (propeno), sendo mais duro e resistente ao calor, quando comparado com o polietileno.
Poliisobuteno : É obtido a partir do isobuteno (isobutileno). Constitui um tipo de borracha sintética denominada borracha butílica.
Poliestireno : É obtido a partir do estireno (vinil-benzeno). É bastante transparente, bom isolante elétrico e resistente a ataques químicos, embora amoleça pela ação de hidrocarbonetos. Com a injeção de gases no sistema, a quente, durante a produção do polímero, ele se expande e dá origem ao isopor.
Cloreto de Polivinila (PVC): É obtido a partir do cloreto de vinila. O PVC é duro e tem boa resistência térmica e elétrica.
Acetato de Polivinila (PVA): É obtido a partir do acetato de vinila.
Politetrafluoretileno ou Teflon: É obtido a partir do tetrafluoretileno. É o plástico que melhor resiste ao calor e à corrosão por agentes químicos.
b) Polímeros acrílicos
Quando o monômero inicial tem o esqueleto do ácido acrílico: H2C=C(CH3)-COOCH3.
Polimetacrilato: É obtido a partir do metacrilato de metila (metil-acrilato de metila). Este plástico é muito resistente e possui ótimas qualidades óticas.
Poliacrilonitrila : É obtido a partir da nitrila do ácido acrílico (acrilonitrila).
c) Polímeros diênicos
Quando o monômero inicial tem o esqueleto