reator uasb
Jéssica costa paes patrícia KUERTEN samuel FARIAS
Sueli SALVALÁGIO
REATORES UASB
Tubarão
2013
Jéssica costa paes patrícia kUERTEN samuel fARIAS
Sueli sALVALÁGIO
REATORES UASB
Trabalho apresentado à Disciplina de Reatores Químicos, do curso de Engenharia Química da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Professor : Ms. Jonathan Alexander Bork
Tubarão
2013
Lista de Figuras
Lista de Tabelas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Grande parte das atividades agroindustriais desenvolvidas no Brasil e no mundo tem como um dos fatores limitantes à produção a geração de resíduos e de efluentes. O tratamento de esgotos utilizando reator anaeróbio de fluxo ascendente com manta de lodo (UASB) constitui um método eficiente e relativamente de baixo custo para se removerem matéria orgânica e sólidos em suspensão, diminuindo consideravelmente o potencial poluidor dos esgotos após o tratamento.
2 DESCRIÇÃO E VARIEDADES
Os reatores UASB são reatores de manta de lodo no qual o esgoto afluente entra no fundo do reator e em seu movimento ascendente, atravessa uma camada de lodo biológico que se encontra em sua parte inferior, e passa por um separador de fases enquanto escoa em direção à superfície.
Inicialmente a tecnologia UASB foi desenvolvida para tratamento de águas residuárias industriais concentradas, hoje, este tipo de reator encontra-se bastante difundido e tem sido aplicado para tratamento de muitos tipos de águas residuárias, sendo o aspecto essencial do processo a natureza da biomassa ativa (Quarmby e Forster, 1995).
2.1 VARIEDADES DOS REATORES UASB
Os reatores anaeróbios de manta de lodo foram inicialmente concebidos para tratamento de efluentes industriais