Reas Prim Rias Corticais
Também chamadas de áreas de projeção elas recebem ou dão origem a fibras relacionadas diretamente com a sensibilidade e com a motricidade.
Dividem se em área motora primária e áreas sensitivas primárias que são somestésica, visual, auditiva, vestibular, olfatória e gustativa. Áreas Secundárias Corticais
Também chamadas de áreas de associação dividem se em sensitivas secundárias (somestésica primária, visual secundária, auditiva primária) e motoras secundárias (motora suplementar, pré motora, de Broca).
Áreas Terciárias Corticais
Também chamada de área de associação divide se em pré frontal, temporoparietal e límbicas.
Axônio
A grande maioria dos neurônios possui um axônio, prolongamento longo e fino que se origina do corpo celular ou de um dendrito principal. O axônio apresenta comprimento muito variável, podendo ser de alguns milímetros como mais de um metro. São os processos que transmitem impulsos que deixam os corpos celulares dos neurônios, ou dos dendritos. A porção terminal do axônio sofre várias ramificações para formar de centenas a milhares de terminais axônicos, no interior dos quais são armazenados os neurotransmissores químicos. Portanto, o axônio é especializado em gerar e conduzir o potencial de ação.
Cardiocentrismo
Centro do comportamento no coração. Para Aristóteles, o coração que esquenta o sangue.
Córtex Anterior
Pertence a terceira unidade funcional, onde temos a área primária, que é a área motora, responsável pela motricidade, a área secundária, que é a área pré motora, responsável pela coordenação motora e a área terciária que é a área pré frontal responsável pelo planejamento.
Córtex Posterior
O córtex posterior é formado pelos lobos parietal e occipital, podendo ainda envolver a porção posterior do lobo temporal. Esta região caracteriza-se por diversas funções em pacientes normais, incluindo a visão primária e associativa, áreas de memória e linguagem (quando considerado o hemisfério