REAS CLIM TICAS
INTRODUÇÃO
O Brasil possui cinco zonas climáticas. Em cada uma destas ocorre a incidência de climas (temperatura, umidade e pluviosidades) com características semelhantes.
Sabemos que na terra existem áreas onde faz muito calor e áreas muito frias. por exemplo, nos polos faz muito frio praticamente o ano todo, já nas regiões próximas a linha do equador, a temperatura em geral é elevada todos os meses do ano.
A Terra tem zonas climáticas diferenciadas em razão de seu formato geoide, que se assemelha a uma esfera. Por isso, as diferentes áreas do globo não recebem luz solar com intensidades iguais.
As regiões próximas à Linha do Equador são atingidas pelos raios solares de forma perpendicular. Saindo do Equador em direção ao norte ou ao sul, os raios solares atingem a Terra de maneira inclinada.
A Zona Intertropical, localizada entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, é onde se encontram as áreas mais quentes do planeta.
As Zonas Temperadas, ao sul entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, e ao norte, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, apresentam regiões com temperaturas mais amenas.
As Zonas Glaciais encontram-se nos polos Norte e Sul e são as áreas mais frias da Terra.
Como se explica essa diferença de temperatura entre essas duas regiões?
Você sabe que o calor que sentimos vem dos raios solares. Nas áreas equatoriais, esses raios alcançam a terra mais diretamente, isto é, a inclinação dos raios solares. Já nas zonas polares, eles são bastante inclinados. É por isso que próximo do equador a temperatura é elevada e próximo dos polos é baixo.
Como resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor aquecimento na região dos polos, a superfície terrestre foi dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas.
DESENVOLVIMENTO
Inúmeros estudos confirmam que a elevação da temperatura média da Terra e o aumento do nível dos mares pelo derretimento das áreas geladas são evidências da