Reaproveitamento Residuos Madeira
Professor: Danieli Luiza Kalsing
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (GAM0019) – Prática Acadêmica/modúlo04
26/11/11
RESUMO
A preocupação com o grave problema da geração de resíduos na construção civil e na indústria vem, cada vez mais, despertando a conscientização da necessidade de realização de estudos com vistas a melhorar o ciclo de produção e adequar a destinação dos resíduos gerados. Neste sentido, a reciclagem se apresenta como uma grande alternativa desta forma, é preciso conscientizar os consumidores sobre os benefícios da utilização da madeira proveniente de manejo sustentável que implica em elaborar e compreender o conjunto de ações necessárias para a gestão e uso sustentável dos recursos naturais em qualquer atividade no interior e em áreas do entorno dela de modo a conciliar, de maneira adequada e em espaços apropriados, os diferentes tipos de usos com a conservação da biodiversidade. Palavras-chave: Reutilização. Conscientização. Minimização de impactos.
1 INTRODUÇÃO
Há mitos na sociedade de que as florestas devem ser intocáveis e de que o uso da madeira é uma atividade criminosa, quando, na verdade, o que acontece é exatamente o contrário: atribuir valor econômico às florestas - e, conseqüentemente, incentivar a produção sustentável de madeira - pode ser a única ferramenta eficaz, hoje, para protegê-las, há outras atividades econômicas que podem ser realizadas de forma sustentável nas florestas, garantindo sua preservação e, também, a prosperidade.
Os grandes compradores são o melhor mecanismo de valorização das nossas matas, afinal, ninguém desmata porque não simpatiza com a floresta, mas sim porque quer dinheiro. “Se o consumidor passar a exigir madeira de origem legal, quem não se adaptar a essa realidade vai sumir do mapa”, no Acre, cerca de 96% da produção madeireira já é de