Realização de Ensaios de Calibração em Torques
SUMÁRIO
1. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo realizar e estudar os resultados obtidos a partir da análise de riscos envolvidos no processo de ensaios de calibração em torques. O local objeto deste estudo é o laboratório de calibração da empresa Atlas Copco Tools and Assembly, situada na cidade de Barueri no estado de São Paulo no qual será realizado o gerenciamento de riscos através da aplicação da ferramenta FMEA para o processo em questão, com o intuito de listar os possíveis modos de falhas e atuar como fonte de ações preventivas e de melhoria continua.
Fundada em 1873, a Atlas Copco tem mais de 140 anos de experiência em inovações, visando a uma produtividade sustentável. A área de negócios de ferramentas industriais desenvolveu, com êxito, ferramentas industriais elétricas avançadas e sistemas de montagem com as quais os clientes podem executar fixações de acordo com suas especificações, além de minimizar a ocorrência de erros e interrupções na produção.
No setor geral, as ferramentas industriais são usadas em diversas aplicações. Os clientes encontram-se nos setores de montagem leve, engenharia geral, estaleiros, fundições e na fabricação de ferramentas para máquinas.
Existe uma crescente demanda de serviços e produtos pós-venda, como contratos de manutenção e serviços de calibração, que aumentam a produtividade dos clientes.
2. Atestado de Visita
Conforme solicitação obrigatória para o desenvolvimento deste trabalho, a empresa Atlas Copco Tools and Assembly foi visitada pelos integrantes do grupo no dia 14 de agosto de 2013 com o objetivo de realizar o “estudo das condições e dos ambientes de trabalho” através do acompanhamento in loco de um processo de ensaio de calibração em torques. A visita foi acompanhada pelos Engenheiro Robson Muniz e Técnico Júlio Bugelli.
Figura 1: Atestado de visita à empresa
3. Organização do trabalho
Quanto á organização do trabalho da empresa, setor