Vane test
2.8.3 Ensaios de Palheta (“Vane Test”)
Objetivos
O ensaio de palheta é um método semi-indireto de investigação do subsolo. Este tipo de ensaio nãofornece informações sobre a natureza do terreno, sendo estas informações obtidas a partir de cor-relações indiretas.
O principal objetivo dos ensaios “Vane” é a determinação da resistência ao cisalhamento não-drena-da de um estrato argiloso, podendo-se obtê-la tanto para amostras em estado indeformado, quantopara amostras em estado deformado ou amolgado. A partir de variações das formas e dimensões dapalheta, pode-se ainda investigar a anisotropia da resistência não-drenada do material.
Equipamentos
A parte essencial do aparelho é uma palheta que consiste em um eixo de aço no qual estão soldadasquatro aletas finas e retangulares. As palhetas usuais têm uma altura igual a 130mm e um diâmetrode 65mm (altura igual ao dobro do diâmetro). No entanto, admite-se também palhetas com diâ-metros de 55mm e 88mm. A palheta é ligada a uma haste de aço, capaz de suportar os torquesaplicados. A haste conduz a palheta até a profundidade de realização do ensaio.
O equipamento é composto de uma “mesa” fixada à boca do revestimento, onde estão os disposi-tivos para a aplicação de um momento de torção à extremidade da haste. O equipamento de aplica-ção e medição do torque, projetado para imprimir uma rotação ao conjunto de 6º/min, deve possuirum mecanismo de coroa e pinhão acionado por manivela (Figura 2.73).
A medida do momento é feita através de anéis dinamométricos e de vários tipos de instrumentoscom molas, capazes de registrar o momento máximo aplicado. Alguns instrumentos registram omomento num diagrama onde a máxima leitura é obtida por calibração do aparelho.
Figura 2.73 – Equipamento para Ensaio de Palheta “in situ” (Ortigão e Collet, 1987).
Procedimentos
A idéia básica do ensaio consiste em cravar no maciço de solo uma palheta cruciforme, que é