Realismo
Foi um movimento literário da segunda metade do século XIX. Se caracteriza pela oposição dos ideiais românticos. Temos no realismo uma narrativa mais lenta e com grandes descrições de cenário.
Quais as características básicas desta estética literária?
Oposição ao idealismo romântico. Não há envolvimento sentimental, personagens analisadas psicologicamente.
Por que Machado de Assis é chamado de "um mestre na periferia do Realismo"?
Porque ele foi um escritor que viu o Realismo de uma maneira muito particular, ele é colocado como mestre do realismo, mas não do centro e sim da periferia.
Machado de Assis é um autor que se utiliza de "digressões". O que são digressões?
Digressões são uma espécie de comentário paralelo a obra.
Qual a importância destas digressões na obra machadiana?
Nas obras “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, é evidente a utilização desse recurso, quando as narrações das personagens são interrompidas pelo autor para que este se dirija ao leitor com algum comentário marginal à história.
Qual o tipo de realismo trabalhado por Machado de Assis na obra "Dom Casmurro"?
Machado de Assis trabalha com o realismo do tipo psicológico e não o realismo de cenário. Dificilmente será encontrado grandes descrições de cenário e sim grandes digressões.
Dom Casmurro aborda o tema do adultério, bem como outras obras do gênero, entretanto com outra visão. O que o diferencia das outras obras?
Em Primo Basílio o adultério é trabalhado com a certeza, em Dom Casmurro Machado trabalha com a dúvida, a dúvida literariamente é muito mais interessante em termos de psicologia do que a certeza.
Qual a crítica que surge no conto "O Alienista" e como ela se consolida?
Ele crítica a ciência e alegoriza o velho debate entre a teologia e a ciência no estabelecimento dos valores e das convicções.