realismo
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO VICENTE DUTRA
DADOS PESSOAIS:
Grupo:
Andrieli
Anelize
Lindamir
Mara
Marivone
Michéle
Suelen
Turma: 203
Série: 2 º
Professor(a): Cleidiane Passos
JÚLIO DE CASTILHOS/ RS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar as características gerais do romantismo, conceituando autores e obras da geração.Neste trabalho representamos uma obra do Romantismo “A moreninha”.
Entende-se por Romantismo um amplo movimento cultural surgido na Alemanha do século XVIII. Em 1774, Goethe publica Os Sofrimentos do Jovem Werther, que conta a história de um jovem que se apaixona pela noiva de seu melhor amigo. Como não pode realizar esse amor, a vida torna-se insustentável, levando o personagem ao suicídio. A obra teve grande repercussão na Europa e foi acusada de influenciar outros jovens a buscarem o mesmo fim trágico de Werther. Com isso, Goethe apresenta a ideia central do Romantismo: a de que a força mais poderosa da vida é o sentimento, e não a razão. Por isso, o movimento romântico pode ser entendido como uma reação contra a onda de racionalismo provocada pelo Iluminismo do século anterior.
CARACTERISTICAS GERAIS
A primeira geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1836 a 1852, baseada no binômio “Nacionalismo-indianismo”. Seu marco inicial foi a publicação de “Suspiros Poéticos e Saudades” (1836) do escritor Gonçalves de Magalhães (1811-1882). No contexto histórico, a recente Independência do Brasil, absorvido pelo pensamento nacionalista-ufanista do país, faz com que os escritores deste período, busquem temáticas que definem a identidade nacional. Por esse motivo, o tema do índio é muito explorado nessa fase, conhecido por “Indianismo”.
Nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o