Realismo
Sumário
Este trabalho é composto de um estudo comparativo entre o movimento realista na literatura brasileira e na literatura hispano-americana. Para essa finalidade foram utilizados pequenos trechos dos contos A causa secreta de Machado de Assis e La gallina degollada de Horacio Quiroga. Foram abordados alguns aspectos do Realismo no Brasil e na América hispânica e algumas características da narrativa dos autores. Por último, foi destacada a importância deste estudo para a compreensão do processo criativo e de seu produto final, visto sob diferentes perspectivas e sua contribuição para a sociedade.
Objetivo Geral
Realizar um estudo comparativo entre a literatura brasileira e a hispano-americana utilizando-se dos contos "A causa secreta" de Machado de Assis e "La gallina degollada" de Horacio Quiroga.
Objetivos Específicos:
-Apresentar e analisar o material de estudo
-Descrever os principais aspectos da narrativa dos autores;
-Relatar as características do Realismo na literatura brasileira e na literatura Hispano-americana;
-Descrever as semelhanças e as diferenças observadas nas duas obras.
Introdução
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre a literatura brasileira e a hispano-americana, através da análise de dois contos específicos do movimento realista: A Causa secreta de Machado de Assis e La gallina degollada de Horacio Quiroga. Na sequência, são descritos os objetivos específicos, que se referem à apresentação e análise do material de estudo, assim como um breve relato das características do realismo e do estilo narrativo dos autores, destacando-se as semelhanças e diferenças entre ambos. Nas considerações finais, são realizadas algumas observações acerca das críticas a este período, bem como as possíveis contribuições para a literatura, tendo como foco o processo criativo e, para a sociedade, a mudança no tratamento em relação aos