Realismo e naturalismo
Naturalismo: visão determinista do homem (animal, presa de forças fatais e superiores – meio, herança genética, fisiologia, momento). Tendência para análise dos deslizes de personalidade. Deturpações psíquicas e físicas. Preferência pela classe operária. Patologia social: miséria, adultério, criminalidade, etc – tese experimental.
MACHADO DE ASSIS:
IMPORTANCIA:
Machado de Assis, foi o maior escritor do período e um dos mais importantes,senão o de maior importância,da literatura brasileira.Em seus livros fazia profundas reflexões sobre o ser humano e sua condição,os mistérios da alma humana,além de ser refinadamente irônico.
A obra produzida por Machado de Assis sempre fascinou a crítica, empenhada desde cedo em esmiuçar detalhes da construção de suas inúmeras facetas: poeta, dramaturgo, jornalista, crítico, contista, romancista.
Sua obra foi de fundamental importância para as escolas literárias brasileiras do século XIX e do século XX e surge nos dias de hoje como de grande interesse acadêmico e público.[20] Influenciou grandes nomes das letras, como Olavo Bilac, Lima Barreto, Drummond de Andrade, John Barth, Donald Barthelme e outros.[21] Em seu tempo de vida, alcançou relativa fama e prestígio pelo Brasil,[22] contudo não