Lider e lideranca
A empresa deseja não só escolher como formar bons líderes. Líder e liderança têm sido palavras largamente usadas por executivos, trabalhadores empregados em geral.
Pesquisas iniciais sobre liderança focalizaram o próprio líder, a sua personalidade. Esses estudos não produziram os resultados visados. Não existe prova desconfiança quanto à existência de características universais de liderança.
Já que os líderes não funcionam isoladamente, é lógico que necessitam de seguidores, dentro de um contexto cultural, social e físico. Numa segunda fase, a abordagem deixou o líder como principal responsável pela liderança e passou a enfatizar a situação Diz Stogdill que as qualidades, as características e as perícias requeridas de um líder são, em grande parte, determinadas pelas demandas da situação em que ele deve agir como líder.
Uma terceira abordagem passou a centralizar o seguidor como a principal variável na liderança. Assim, o líder mais eficaz é o que de maneira mais aproximada satisfaz as necessidades de seus seguidores.
Chegou-se à conclusão de que uma teoria global de liderança terá de encontrar um meio de lidar com as três facetas do fenômeno de liderança:
• o líder e seus atributos;
• o seguidor; e
• a situação do grupo.
DEFINIÇÃO DE LIDERANÇA
Tannenbaum define liderança como influência interpessoal numa situação, por intermédio do processo de comunicação, para que seja atingida uma meta, ou metas especificadas. * A liderança sempre envolve influência por parte do líder (influenciador) para afetar (influenciar) o comportamento de um seguidor (influenciado) ou seguidores numa situação.
Verificamos aí a importância de três elementos:
• líder (influenciador);
• seguidor (influenciado); e
• situação.
E o processo:
• influência interpessoal por intermédio da comunicação. (A liderança é um processo, uma função.)
Finalidade: para que seja atingida uma meta ou metas específicas.
METAS ORGANIZACIONAIS
Metas de