Realismo e ante realismo
* As teorias nos dizem como o mundo é tanto em seus aspectos observáveis quanto inobserváveis, descrevem a maneira como estão relacionadas (realismo).
* Uma teoria e empiricamente adequada exatamente se o que ela diz sobre as coisas e eventos observáveis neste mundo e verdade.
Os realistas consideram as teorias como mais ou menos verdadeiras, e elas nos dizem como o mundo é: não somente como ele é com relação ao que podemos observar, mas também no que toca as suas qualidades inobserváveis.
O antirrealista, é claro, adotara uma visão diferente. Eis uma resposta diferente: as teorias nos dizem como o mundo é somente em seus aspectos observáveis (instrumentalismo). As teorias deveriam ser vistas como instrumentos para predizer mais fenômenos observáveis.
A forma mais conhecida de antirrealismo moderno adota a seguinte resposta a nossa questão original: as teorias nos dizem como o mundo é em seus aspectos observáveis e como o mundo pode ser em seus aspectos inobserváveis, e que as teorias deveriam ser vistas apenas como instrumentos para predizer mais fenômenos observáveis. (empirismo construtivo).
Realismo Científico de acordo com o "realista", as teorias cientificas descrevem corretamente como o mundo é, isto é, as teorias científicas:
• são verdadeiras;
• descrevem corretamente que tipos de coisas há no mundo (observáveis e inobserváveis);
• descrevem corretamente a maneira como essas coisas estão relacionadas.
Normalmente o realista limita sua atitude realista a teorias maduras, isto e, aquelas teorias que:
• estão por ai M algum tempo (que não são especulativas ou de ponta);
• são geralmente aceitas pela comunidade cientifica (ha um consenso geral de que eles estão no caminho certo);
• foram testadas seriamente (sobreviveu a falsificação);
• são sustentadas por um corpo de evidencias significativo (elas foram verificadas).
O ARGUMENTO "DERRADEIRO" PARA O REALISMO
(TAMBEM CONHECIDO COMO O "ARGUMENTO SEM MILAGRES") -