Realismo Naturalismo
AUTORES E OBRAS
Realismo - Naturalismo - Parnasianismo - Simbolismo
TRABALHO DE LITERATURA
PORTO LUCENA, RS, BRASIL
2006
1) Fale sobre o panorama histórico-cultural do realismo/naturalismo.
O breve período de l830 a l914 marca o apogeu da Ciência, cujas conquistas não são apenas numerosas, mas incisivas, revelando a natureza do mundo e do homem, e sacudindo a estrutura das sociedades e seus preconceitos, não raro firmados sob séculos de tradição.
Nesses tempos Pasteur desenvolve sua teoria microbiana, prestando valiosa contribuição ao avanço médico, a par da descoberta da célula, que descerra novos horizontes para os estudos biológicos. É inventado o telégrafo, aperfeiçoam‑se os meios de comunicação e transporte, permitindo intensas relações comerciais e culturais entre os homens. Tudo isso vem proporcionar maior bem‑estar à nova civilização, que passa a endeusar a Ciência e proclamar as vantagens da vida prática.
Além das descobertas científicas, outras vieram revolucionar o pensamento, a exemplo da teoria da evolução e da seleção natural das espécies, de Darwin. Este pesquisador procurou explicar a origem do homem sob bases científicas, contrariando a interpretação bíblica. Aliás, as convicções religiosas, nesse período, acham‑se bastante abaladas. Os pensadores da época chegam, mesmo, a admitir o aniquilamento da religião e da metafísica.
Diante disso, o romantismo torna‑se anacrônico em relação ao momento histórico. Nova escola vem tomar seu posto: o realismo/naturalismo.
Para os realistas, a vida deveria ser observada em função de um ideal emotivo mas de acordo com os fatos revelados pela Ciência e Filosofia; o escritor deveria manter‑se diante do homem e da sociedade numa atitude objetiva, tal qual o cientista ante os fenômenos naturais. Também os problemas psíquicos e sociais contam com a preferência dos