chuva e o aquecimento global
Chuva é um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas nota da água das nuvens sobre a superfície da Terra.
Durante o fenômeno da precipitação, gotas pequenas crescem por difusão de vapor de água. A seguir, elas podem crescer por captura de gotas menores que se encontram em sua trajetória de queda, ou por outros fenômenos. Quando duas pequenas gotas d'água se unem e com isto formam somente uma gota, que possui dimensões maiores, dizemos que ocorreu um fenômeno denominado coalescência.
Nem toda chuva atinge a superfície: algumas evaporam-se enquanto ainda estão a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e que acontece principalmente em locais ou períodos de arseco.2
A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico e pode alterar a sensação térmica do ambiente.
Desenvolvimento
Todos reconhecem que as chuvas são a principal causa dos deslizamentos. Mas poucos sabem que as chuvas apenas provocam os deslizamentos se existirem agentes predisponentes nos maciços dos taludes. Outra questão interessante é que as chuvas podem causar deslizamentos segundo duas circunstâncias bem diferentes.
Ao atingir o solo, a chuva infiltra-se ou escorre em superfície. A parte que infiltra depende basicamente da permeabilidade do solo e de seus índices físicos da inclinação do terreno, e da vegetação que o recobre.
A parcela de água de chuva que infiltra no solo seria o agente deflagrador básico do deslizamento; portanto é nela que devemos focar nossa atenção.
Ao ocorrer a infiltração no solo, dois fenômenos poderão agir no sentido de deflagrar o deslizamento:
Um primeiro – e mais clássico caso – ocorreria quando as chuvas alimentam o lençol freático, elevando-o. Ao elevar os níveis de água no subsolo estaremos reduzindo as tensões efetivas dos solos saturados e conseqüentemente estar-se-ia reduzindo o nível de segurança dos taludes podendo levá-los à ruptura
Esta situação de