Realidades sobre os parques nacionais do brasil
Parques nacionais, reservas ecológicas, áreas de relevante interesse ecológico, áreas de proteção ambiental, estações ecológicas e outras. As pessoas muitas vezes encontram dificuldades para reconhecer os vários tipos de unidades de conservação onde, em princípio, os ecossistemas e suas diversidades são protegidos.
Parque nacional é um território relativamente extenso que apresenta um ou mais ecossistemas ainda intactos ou pouco transformados pela exploração e ocupação humanas. A variedade de espécies da fauna e flora, os sítios arqueológicose os habitats oferecem um interesse científico, educativo e recreativo.
Esta definição de Parque Nacional hoje não contempla a realidade pois, muitas áreas descaracterizadas estão sendo pleiteadas para parques nacionais, com o intuito de recuperá-las e conservá-las.
É necessário que o governo do país impeça e/ou elimine toda exploração ou ocupação sobre a totalidade da superfície do parque e, respeite as entidades não governamentais que justificaram a criação do parque.
No caso do Brasil, as áreas que devem ser especialmente protegidas não podem ser suprimidas, a não ser através de lei, mesmo que as mesmas tenham sido criadas via decreto governamental.
VOLTANDO NA HISTÓRIA
Surgiram na Europa, na época da Idade Média, as primeiras iniciativas paraproteção das florestas e habitats da fauna silvestre, através da criação de áreas protegidas pela aristocracia rural e pela realeza, no intuito de garantir a continuidade de se usufruir dos recursos naturais,principalmente no que tange ao exercício da caça, praticada pelos proprietários.
Com o grande interesse de preservar a tradição da caça e dos esportes, os ingleses criavam reservas naturais,conhecidas como forest, que chegaram a ocupar parte significativa do território inglês. Surgiram nesta época as leis florestais, que obrigavam os camponeses a proteger a fauna nativa e seus...