Realidade socio-economica da região adm de samambaia
Roteiro para leitura dirigida
1. Entendendo o texto em questão
a) Do que trata o texto Traz uma reflexão sobre o serviço social em tempo de capital fetiche, tratando-se de uma tese pedagógica do assistente social, o objeto de estudo é direcionado à natureza da própria profissão e seus desdobramentos no trabalho do assistente social. E discute a concepção de proteção social.
Costa, não considera proteção social como política pública. Pois trata das experiências autogestionárias, ou não de proteção. (gestão de uma empresa por uma comissão de trabalhadores). Que restaurem o aparato assistencial no interior das redes de solidariedade, integrando esfera pública e privada.
Em tempos de políticas neoliberais onde o estado transfere as responsabilidades paraa sociedade pensar as práticas de proteção social exclusivamente e nas chamadas “relações intra-sociais” adstritas às convivências de “indivíduos e grupos em situação de nãoautonomia quanto a sua sobrevivência”. Pode servir aos interesses do poder:
Restrição da responsabilidade do Estado no campo das políticas públicas em resposta à Questão Social, em nome das iniciativas solidárias da sociedade civil, para as quais têm sido transferidas funções típicas do Estado.
A sociabilidade cotidiana das classes subalternas, as iniciativas solidárias vigentes das classes trabalhadoras, como estratégias culturais e políticas para sua sobrevivência em uma sociedade profundamente desigual.
Dento desses espaços será necessária à criação de bases sólidas ao fortalecimento de um projeto profissional com vocação cidadã e emancipatória. (independência,