realatório de leitura
Identificação do livro através de referência bibliográfica:
Coelho, Paulo – O Alquimista. Lisboa: Pergaminho, 2001.
Indicação das razões da escolha
Li o Alquimista, porque me foi recomendado, a história fala de um pastor que gostava de viajar até que certo dia deixou a sua vida para seguir a sua lenda pessoal.
Nota biográfica do autor:
Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro (24 de Agosto de 1947). Paulo Coelho começa no mundo do teatro, como director e ator, tornando-se mais tarde escritor em 1982 com a edição do primeiro livro.
Paulo Coelho é um dos cinco autores mais lidos em todos os países de mundo, entre os quais Portugal. A lista de importantes prémios também é imensa – o mais recente é a sua nomeação para “Mensageiro da Paz” pela ONU em 2007.
Breve Sinopse do livro: Santiago era um pastor que gostava de viajar com as suas ovelhas pelas planícies da Andaluzia, estava a escurecer e revolveu abrigar-se numa velha igreja que ali estava. Quando acordou ele deu conta que acordou antes do final do sonho que já tinha tido a semana passada, o rapaz só pensava na rapariga que conhecera o ano passado quando tinha ido lá vender lã das suas ovelhas a um comerciante que lhe disse para voltar no ano seguinte e era para lá que ele caminhava. Antes de chegar até ao comerciante o rapaz ia fazer uma ultima paragem em Tarifa, onde podia se arranjar para ir ver a filha do comerciante, de repente ele lembrou-se que em Tarifa vivia uma velha que interpretava sonhos e ele podia visitá-la. Quando chegou a Tarifa o rapaz vou visitar a velha que lhe disse que ele devia seguir o que o sonho dizia e ir até ás pirâmides do Egito em busca do tesouro, o rapaz não acreditou em nenhuma palavra do que a velha disse e quando ele ia pagar a velha disse que lhe perdoava a divida se ele desse um décimo do seu tesouro, o rapaz aceitou e saiu. Mais tarde o rapaz estava sentado a ler o novo livro que tinha