CIMENTO PORTLAND
CIMENTO PORTLAND1
Cimento Potland
Adilson Lino
Edna Rocha
Gervacy Santa Rosa Jonathan Azevedo
Josimar Rocha
Thiago de Souza Vanda de Paula Wesley Mendes
Montes Claros, outubro de 2009
Prof.: Auro
Materiais de Construção
Faculdades Unidas do Norte de Minas –FUNORTE / Soebras Engenharia Civil 4º período-2009
CIMENTO PORTLAND2
O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação de água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação de água, o cimento portland não se decompõe mais.
O cimento portland foi criado por um construtor inglês, Joseph Aspdin, queo patenteou em 1824. Nessa época, era comum na Inglaterra construir com pedras de Portland,uma ilha situada no sul desse país.Como resultado da invenção de Aspdin se assemelhava na cor e na dureza a essa pedra de Portland, ele registrou esse nome em suapatente.É por isso que o cimento é chamado cimento portland.
O cimento portland, misturado com água e outros materiais de construção, tais como a areia, a pedra britada, o pó-de-pedra, a cal e outros, resulta nos concretos e nas argamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens, etc.
As características e propriedades desses concretos e argamassas vão depender da qualidade e proporções dos materiais com que são compostos.
Dentre eles, entretanto, o cimento é o mais ativo, do ponto de vista químico. Pode-se dizer que o cimento é o principal responsável pela transformação da mistura dos materiais componentes dos concretos e das argamassas no produto final desejado (uma laje, uma viga, um revestimento, etc.).
Portanto, é de fundamental importância utiliza-lo corretamente. Para isto, é preciso conhecer bem suas características e propriedades, para poder aproveitá-lasda melhor forma possível na aplicação que se tem em vista.
O cimento portland é composto de clínquer e de