Realatório Análise da Dosagem Experimental do Concreto
10184 palavras
41 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – CAMPUS POÇOS DE CALDASCurso de Engenharia Civil
Alex Cruz Figueiredo
Augusto Cézar Rodrigues Franco
TRABALHO DE MATERIAIS I
Poços de Caldas – MG
2013
Alex Cruz Figueiredo
Augusto Cézar Rodrigues Franco
TRABALHO DE MATERIAIS I
Professor: Luiz Antonio dos Reis
Poços de Caldas – MG
2013
Resumo
Concreto é uma pasta homogênea composta pela mistura de água, cimento, agregados e, se necessário, componentes minoritários como aditivos, sílica, adições, entre outros. Para um concreto de boa qualidade é de extrema importância a confiabilidade dos materiais além do cuidado quantitativo e qualitativo na utilização da água, sendo ela responsável pela ativação da reação química do concreto.
O cimento se caracteriza como um aglomerante hidráulico, reagindo quimicamente em contato com água. Quando tal reação ocorre, a mistura cimento, água e agregado miúdo (argamassa) preenche os espaços entre o agregado graúdo formando um bloco monolítico.
Para a elaboração de qualquer concreto é necessário primeiramente o cálculo de sua dosagem experimental mais conhecido como “traço”. Essa dosagem consiste em encontrar a combinação de materiais com o intuito de alcançar uma resistência esperada. Após o cálculo correto da dosagem experimental e execução cautelosa, o concreto parte para a aplicação. No momento de aplicação amostras de concreto são tiradas a fim de verificar se a resistência obtida é a esperada. Tal verificação só pode ser feita através do cálculo de sua resistência característica (fckest). Se a resistência calculada for compatível com a de projeto o concreto está apto a constituir construções civis, dentre outras finalidades. Todos os procedimentos citados são executados em obediência com suas respectivas normas