Real Madrid
Avaliação do Impacto da Integração de Produção
Dispersa de Origem Renovável na Rede Eléctrica de Santiago – Cabo Verde
José Autílio Moreira da Silva
VERSÃO FINAL
Dissertação realizada no âmbito do
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Major Energia
Orientador: Prof. Doutor Carlos Coelho Leal Moreira
Co-orientador: Prof. Doutora Fernanda Resende
Janeiro de 2011
© José Autílio Moreira da Silva, 2011 ii Resumo
Hoje em dia tem-se assistido uma crescente preocupação na mudança de paradigma no que concerne à produção de energia eléctrica a nível mundial e também em Cabo Verde. Esta mudança de paradigma tem por base a produção de electricidade a partir de fontes renováveis, uma vez que a energia renovável é a matriz do desenvolvimento sustentável da sociedade moderna.
Nesta dissertação é avaliado o impacto da integração de Produção Dispersa (PD) de
Origem Renovável na Rede Eléctrica de Santiago – Cabo Verde. A instalação de pequenas unidades de produção de electricidade em diferentes pontos da rede eléctrica exige o desenvolvimento de estudos que identifiquem eventuais situações de perda de estabilidade na rede na sequência de perturbações com origem no recurso renovável. A capacidade da rede aceitar mais ou menos integração da produção dispersa de origem renovável está directamente relacionada com a estabilidade/desvios de frequência que possam ser observados na rede na sequência dessas perturbações.
Assim sendo, a análise efectuada passa pela identificação de modelos dinâmicos adequados à representação do comportamento dos diversos elementos constituintes da rede eléctrica, quer sejam máquinas convencionais, quer sejam sistemas de geração de origem renovável, nomeadamente parques eólicos e parques solares fotovoltaicos. Os modelos adoptados foram então integrados em ambiente Matlab/Simulink®, permitindo constituir uma plataforma de simulação