Real Madrid
Neste tutorial mostraremos porque alguns países começaram a ser chamados de países subdesenvolvidos. E como hoje é feita a divisão internacional do trabalho entre essespaíses e os desenvolvidos.
O subdesenvolvimento não é, como muitos pensam equivocadamente, insuficiência ou ausência de desenvolvimento. O subdesenvolvimento é um produto ou um subproduto dodesenvolvimento, uma derivação inevitável da exploração econômica colonial ou neocolonial, que continua se exercendo sobre diversas regiões do planeta.
O termo subdesenvolvimento foi criado apósa Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando se iniciou o processo de descolonização da África e da Ásia. Até aquele momento, a maioria dos países que seriam chamados de subdesenvolvidos ainda eracolônia. Somente na América Latina predominavam nações independentes (desde o século XIX). Dados coletados por instituições internacionais, como a ONU e suas agências e o Banco Mundial, mostravamgrandes disparidades econômicas e sociais entre os países africanos, asiáticos e latino-americanos (os subdesenvolvidos) e as antigas metrópoles (os desenvolvidos)DESENVOLVIMENTO
O subdesenvolvimento é a situação de pobreza e dependência econômica que atinge a maior parte dos países.
O Subdesenvolvimento é um termo elaborado após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para definir a situação econômica e social dos países pobres. Esse termo é, portanto, designado para classificar os territórios nacionais que dispõem de níveis de desenvolvimento econômico limitado, com baixos índices de qualidade de vida, de consumo, de produtividade e elevadas taxas de miséria e concentração de renda.
Não é correto afirmar que o subdesenvolvimento seja uma ausência de desenvolvimento, mas sim a incompletude deste. Dessa forma, existem alguns critérios que definem se um país é ou não é subdesenvolvido, a saber: dependência econômica e tecnológica, problemas sociais (como desemprego, desigualdades, fome, miséria), baixos índices