reabilitação
1.1Introdução
Existem registros de meados de 2.400 a.C, que civilizações utilizavam a água como meio de cura [4]. Décadas atrás, os ortopedistas indicavam a hidroginástica (exercícios dentro da água para um grupo de pessoas, sendo que nem todos os indivíduos do grupo apresentavam algum acometimento na articulação do joelho, as aulas são ministradas por educadores físicos).
Atualmente, com resultados mais eficazes e estudos comprovados, os médicos encaminham seus pacientes para sessões de HIDROTERAPIA - Exercícios aquáticos realizados individualmente por fisioterapeutas que dominam as patologias que envolvem a articulação do joelho, assim como os exercícios benéficos para a evolução do paciente, os princípios físicos da água, os efeitos terapêuticos e fisiológicos do corpo humano dentro de uma piscina aquecida e os efeitos do organismo quando submetido a exercícios na água.
1.2 Propriedades Físicas da água
1.
A água possui algumas propriedades físicas, uma em especial, para os
pacientes com algum tipo de acometimento nos joelhos facilita a realização dos exercícios dentro da piscina, é a redução da ação da gravidade, o indivíduo tem a sensação do peso corporal ser mais leve. E a redução da gravidade é proporcional a profundidade, ou seja, quanto mais submerso estiver o paciente, menor é a força de compressão agindo sobre o corpo. Por exemplo: um indivíduo dentro da piscina com a água na altura do processo xifóide (altura próxima aos mamilos), está +/- 75% mais leve [3], ou seja, os membros inferiores sustentam neste caso apenas 25% do peso corporal. Isto justifica a facilidade que o paciente possui em ficar de pé, sustentar o peso do corpo e iniciar o treino de marcha antes na água do que em terra, sem se preocupar com possíveis prejuízos das estruturas em restabelecimento.
Outra propriedade física importante para muitos pacientes com acometimentos nos joelhos é a pressão hidrostática. É