REABILITAÇÃO NO ESPORTE
A reabilitação no esporte pode ser tanto de uma lesão ocorrida como uma inclusão para o esporte.
No contexto do esporte é possível entender como reabilitação o período de recuperação de um atleta de uma devida situação. Isso implica juntamente com a equipe médica e fisioterápica, de todo o processo clinico, pré e pós cirúrgico, e na preparação emocional para o retorno.
Pode se entender também como atividade de reabilitação, portadores de necessidades especiais que têm na pratica esportiva regular uma forma de busca de bem-estar e também de socialização.
E possível reconhecer o impacto psicológico que as lesões causam no atleta e a necessidade para o esporte, ambas com o objetivo de tratamento de inclusão, tanto ao esportista quanto ao necessitado do esporte.
O psicólogo atua com o entendimento do lado emocional de como o individuo interpreta sua necessidade e seus comportamentos, procurando tratamentos para a aceitação e reconhecimento da prática, pois os aspectos da reabilitação e a oportunidade de inclusão social, com o esforço do esporte conseguem superar a deficiência e a lesão. O psicólogo é o incentivo para que o indivíduo inicie, com meio de inclusão e qualidade de vida, nesse caso o esporte, sem dúvida, é uma grande saída e apoio.
REABILITAÇÃO PROFISSIONAL
A reabilitação profissional é um serviço disponibilizado pela Previdência Social, mas é prestado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O intuito é fazer com que as pessoas incapacitadas de exercer suas atividades profissionais,seja por motivo de doença ou acidente, possam ser reeducadas ou readaptadas profissionalmente.
Quem encaminha o segurado para o serviço de reabilitação profissional é um médico perito, sendo que após esse direcionamento ao programa, o sujeito fica obrigado a seguir todos os passos indicados. Caso isso não ocorra, o doente ou acidentado pode chegar a perder o benefício.
O programa é prescrito por determinado período, quando encerrado