Rea De Organiza O Sistemas E M Todos
Antes, aceitava-se que O&M era uma função especializada estabelecida nas organizações para o aconselhamento na introdução de novos métodos de administração e de trabalho.
O surgimento do analista de sistemas, em que sua definição era a de introduzir novos métodos de trabalho, começa a avançar sobre a função do analista de O&M. O objetivo da área de OSM é o planejamento e a organização que se desenvolve na construção da estrutura de recursos e de operações de uma empresa, eliminando o inútil para possibilitar um resultado melhor dentro do tempo esperado. Essa descrição pode ser resumida em: racionalização, que é o emprego do raciocínio analítico e lógico. A OSM tem como atividades a despreocupação com o tempo que era gasto para efetuar um passo dentro de uma operação, para abranger até o estudo das informações estratégicas e táticas utilizadas pela organização.
As estruturas básicas utilizadas pela OSM são:
1) onde localizar a área de OSM;
2) qual a organização da área de OSM.
As seguintes fases percorrem uma área de OSM:
1) Fase inicial
2) Expansão
3) Fase do Controle
4) Fase da Burocracia
5) Fase da Maturidade
Os profissionais da área de OSM utilizam várias nomenclaturas, essas nomenclaturas são utilizadas para especificar as pessoas que trabalham na área.
Os profissionais são classificados em:
1) Gerente
2) Coordenador: ou líder de projetos ou sistemas
3) Analista
4) Programador
5) Operador
Frequentemente é encontrada uma falha nas organizações, que é achar que o plano de carreira deve seguir a ordem acima, pois as formações são diferentes, as visões são complementares e as funções são necessárias e importantes para antingir o objetivo comum, que