RE: Unidade I - Linguagem e Comunicação
Tarefa 1.
QUESTÕES
Para responder às questões a seguir, leia atentamente as aulas de teoria da Linguagem. Cada questão vale 2 pontos.
1- Comente sobre os diferentes níveis da linguagem, abordando a adequação, ou seja, o contexto utilizado. R: Para a maioria dos estudiosos da língua é dividida em dois níveis: coloquial e o culto. O coloquial é a forma mais simples da língua, ou seja, sem formalidade alguma. Utilizada no cotidiano, nas conversas entre amigos. Já a culta, é totalmente formal, seguida por rígidas regras da gramática, também ela é chamada de norma culta ou padrão.
2- Explique com as suas palavras a função referencial e a conativa. Dê exemplos.
R: A função referencial é também chamada de denotativa ou informativa. É uma comunicação objetiva e direta, que visa expressar e esclarecer da melhor maneira possível. Usada principalmente em tese e informações gerais. Por exemplo: O sol é uma estrela de quinta grandeza.
A função conativa ela centraliza diretamente no interlocutor. Também chamada de apelativa, buscando chamar a atenção e interferir no comportamento do emissor. Ela utiliza a segunda pessoa do singular ou plural, tu / você. Por exemplo: Não perca a chance de ir ao cinema pagando menos.
3- Comente sobre a função poética? Dê exemplos.
Na função poética o objetivo do emissor é mostrar seus sentimentos através de expressões, ou seja, na escolha das palavras para uma combinação de sons, melodia, com uma característica de provocar estranhamento e também interesse pela mensagem por via da sonoridade do contexto ou frase. Todos recorrem a ela, tanto na publicidade, na literatura, nos ditos populares ou no dia a dia.
Anúncio publicitário:
Chegou o milagre azul para lavar! Lave na espuma de Omo e tenha a roupa mais limpa do mundo! Onde Omo cai, a sujeira sai! (propaganda Omo/ 1957). Fonte: www.brasilescola.com.br
Leia o trecho a seguir:
"Esforço-me para não fazer ficção a