Re: Trajetória Dupla
A Ricardo Eletro é considerada a segunda maior rede de lojas no segmento de varejo no Brasil, com lojas espalhadas por vários estados, suas atividades tiveram início em 1989, no interior de Minas Gerias.
Seu sócio fundador é Ricardo Nunes, um homem que traçou metas e hoje colhe os frutos do seu trabalho. O objetivo desta empresa é dar foco no preço do produto para vender em grande escala.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 EXPANSÃO DA EMPRESA
Quando a Ricardo Eletro iniciou suas atividades em 1989, no interior de Minas Gerais, seu atual presidente e fundador, Ricardo Nunes, já sinalizava o caminho a ser percorrido pela rede: estratégia comercial com foco em preço para o consumidor e ganho de vendas em escala. Já naquela época, ele registrou em cartório – de forma pioneira – um compromisso assumido com os clientes: cobrir qualquer oferta anunciada da concorrência. A fórmula, ancorada na estrutura de negócios da empresa desde o início da operação, deu certo. A rede começou ganhando a clientela de concorrentes vizinhos e hoje a disputa é de igual para igual com os maiores players do mercado.
A primeira expansão da Ricardo Eletro fora de Minas Gerais ocorreu em 2002, para o Espírito Santo, onde a empresa é reconhecida como a marca mais lembrada pelos consumidores. Líder de vendas em Minas Gerais, a rede também mantém fortes investimentos no Nordeste, atuando nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Mais recentemente, inaugurou sua primeira unidade em Pernambuco.
Um dos mais importantes passos da Ricardo Eletro foi a aquisição, em julho de 2007, da rede de lojas Mig. Com aporte do HSBC e financeira Losango, parceiros da empresa desde sua fundação, a rede adquiriu 86 novas lojas e entrou para os mercados de Goiás, Distrito Federal e interior de São Paulo.
Outra expansão se deu no Rio de Janeiro, em abril de 2008, com a inauguração de 13 lojas iniciais nos principais pontos da capital e cidades adjacentes. O Rio tem