re fisica
Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação
Laboratório de Física III
RESISTÊNCIA X TEMPERATURA
ALUNOS
Belo Horizonte
Agosto/2014
SUMÁRIO
1. RESISTÊNCIA X TEMPERATURA
A resistência de um condutor varia com a temperatura. No caso dos metais a resistência aumenta quando a temperatura aumentar. Mas, há certas substâncias cuja resistência diminui à medida que a temperatura aumenta; as principais são o carbono e o telúrio.
Vejamos quais são esses fenômenos:
1- Com a temperatura alta, algumas partículas que fazem parte do meio condutor começam a vibrar com mais intensidade, e com isso a possibilidade de ocorrer choques entre as partículas que estão na corrente elétrica são maiores, ou seja, é por isso que acontece o aumento da resistência elétrica.
2- Com a temperatura alta, um número grande de elétrons livres que compõe um material condutor, deixa seus átomos e passam a fazer parte de uma nuvem eletrônica, porém se a densidade dos elétrons aumentar, a corrente passa a ser mais intensa, e a resistência elétrica diminui.
Em metais predominam o efeito 1, aumentando assim a sua resistência elétrica com a temperatura, porém em algumas ligas metálicas, como por exemplo, a manganima e a niquelina, os dois efeitos se compensam entre si e suas resistências continuam constantes com a temperatura.
Já o efeito 2 predomina na grafita, e sua resistência é decrescente com o aumento da temperatura.
Em algumas soluções como, por exemplo, as de eletrólitos, a resistência também é decrescente com o aumento da temperatura, mas por outra razão: a temperatura alta faz com que as dissociações iônicas aumentem o seu grau, ou seja, aumentem seu número de íons que compõem a corrente elétrica. Essa resistência decrescente faz