O esplendor de Roma
No século VIII a.C., quando Roma foi fundada, a península era habitada por diversos povos. Ao sul estavam os etruscos. No centro, era o território dos italiotas, que abrangiam grupos como os latinos e os sabinos.
A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização.
De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade.
Dos romanos, herdamos uma série de características culturais.
O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem as línguas portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
Muitos aspectos culturais, científicos, artísticos e linguísticos romanos chegaram até os dias de hoje, enriquecendo a cultura ocidental. Podemos destacar como exemplos deste legado: o Direito Romano, técnicas de arquitetura, línguas latinas originárias do Latim (Português, Francês, Espanhol e Italiano), técnicas de artes plásticas, filosofia e literatura.
A arte romana foi influenciada tanto por etruscos, um dos povos que ocuparam a península Itálica, quanto por gregos. Na arquitetura, por exemplo, os romanos herdaram dos etruscos o arco e a abóbada, que aperfeiçoaram, além de desenvolver novas técnicas de construção; dos gregos aproveitaram as colunas.
Coliseu de roma: Este anfiteatro era utilizado como palco de lutas de gladiadores, espetáculos com feras, e outros bastante “comuns” na época !
Tinha capacidade para receber até noventa mil espectadores.
Em 2007, foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
O Coliseu de Roma é um Patrimônio da Humanidade e um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.
Literatura romana: A Literatura destinava-se, assim, a uma elite. A alta sociedade frequentava salões de leitura pública para ouvir e ler